BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »
Agora com novo visual!

domingo, 12 de junho de 2011

Roma recebe Parada Gay com Lady Gaga como convidada


Cerca de 500 mil pessoas se reuniram neste sábado (dia11) em Roma para participar da Parada do Orgulho Gay italiana, a Europride 2011. Nesta edição, a festa contou com a participação da cantora americana Lady Gaga.
Integrantes da associação GAM (Grupo Alternativo de Motociclistas) e do LCR (Leather Club de Roma) abriram a manifestação, considerada a mais importante do gênero na Europa.

Da Praça da República, os participantes seguiram ao ritmo de música pop e techno até a esplanada do Circo Máximo, no centro da cidade. A antiga arena serviu de palco para a apresentação de Lady Gaga, às 21h locais (16h em Brasília), que cantou usando peruca azul.
Os participantes seguiram pelas ruas sobre 40 carros alegóricos. Era possível ver desde os mais empolgados, vestidos como seus ídolos, até famílias com crianças, casais homossexuais e heterossexuais.

Políticos italianos também manifestaram seu apoio, entre eles Nichi Vendola, que se define como homossexual, católico e comunista. Vendola declarou que o evento de hoje busca passar "uma mensagem simples e forte: a diversidade é uma riqueza, não uma ameaça". Não faltaram, porém, cartazes polêmicos e palavras de ordem contra o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e o Vaticano.
Muitos participantes pediram, por meio de camisetas e cartazes, a legalização do casamento homossexual na Itália. Segundo Berlusconi, a lei nunca será aprovada, e também não será permitido o direito à adoção por casais homossexuais em seu governo.

As associações de homossexuais denunciaram em várias ocasiões o clima de ódio e de discriminação que o país vive.

0 comentários: